DESTAQUES DA VIGÉSIMA QUINTA REUNIÃO ORDINÁRIA
30 DE JUNHO DE 2025
Publicado em 04/07/2025 08:51
NA TRIBUNA – 30 DE JUNHO DE 2025:
PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO: Venício dos Santos - Diretor Especial de Trânsito -, e Patrícia Assis – Diretora de Engenharia de Tráfego
Mediante inscrição para o uso da tribuna, os oradores compareceram à reunião ordinária do dia 30 de junho para explanar sobre os projetos e ações que estão em desenvolvimento na área de trânsito e mobilidade urbana do município de Oliveira.
Venício contou que costuma ouvir as demandas da população e dos vereadores e destacou que as decisões do departamento de trânsito possuem embasamento técnico. Afirmou que algumas sinalizações, feitas anteriormente, foram corrigidas após estudos e citou como exemplo as faixas de pedestres da Casa Rios e da Edmil. Também mencionou a remoção da rotatória da Baterauto e do quebra-molas de tachões (dispositivo proibido pela legislação) que havia nas imediações da Ponte dos Colhado.
O diretor relatou que duas motocicletas e cinco agentes de trânsito estão a serviço da sua repartição atualmente. Anunciou a instalação de dois semáforos: no cruzamento entre a rua Batista de Almeida e a avenida Maracanã, e na região da FEOL. Segundo ele, existe ainda a possibilidade de reativação da sinalização eletrônica na esquina da rua Oswaldo Cruz com a avenida Maracanã. Faixas elevadas também serão implementadas, em frente ao hospital e em outros pontos estratégicos.
O orador destacou ainda que uma campanha precedeu o início das autuações, com os condutores sendo apenas notificados sobre os veículos em situação irregular. De acordo com ele, informações pertinentes foram divulgadas na imprensa local e nas redes sociais da prefeitura.
O departamento de trânsito também prevê concursos de redação, para incentivar os alunos a auxiliarem na conscientização dos pais, e blitz didáticas. Venício ressaltou o caráter educativo da penalidade e esclareceu que a arrecadação proveniente das multas obrigatoriamente será direcionada a serviços de trânsito.
A diretora especial de trânsito, por sua vez, ressaltou que o objetivo do seu departamento é garantir um tráfego mais seguro e fluido. Destacou a utilidade do cinto de segurança e afirmou que busca soluções técnicas especialmente para os gargalos do trânsito de Oliveira.
NA TRIBUNA – 30 DE JUNHO DE 2025:
SEGUNDA PARTICIPAÇÃO: Antônio Ananias de Sousa - Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico –, e Diego Ferreira – Controlador-Geral do Município
Mediante inscrição realizada na Casa Legislativa, os oradores foram à tribuna do Legislativo, na segunda-feira (30/06), discorrer sobre o auxílio calçadista.
Antônio Ananias afirmou que quando assumiu a secretaria encontrou um sistema com dados apagados, o que impossibilitou que o planejamento anterior fosse seguido. Disse que os problemas apresentados por uma fábrica que produzia calçados falsificados e foi fechada serviram de alerta e frisou que o estabelecimento entrou em atividade na administração municipal anterior.
Também foram constatadas deficiências nas prestações de contas dos empreendimentos que obtinham o auxílio calçadista até aquele momento, conforme informou o secretário. Os empresários foram então comunicados que deveriam regularizar a situação junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, porém a documentação exigida não foi apresentada por todos e, assim, muitos deles perderam o direito ao benefício. O orador também lembrou que o auxílio tem caráter temporário, não definitivo.
Já o controlador-geral esclareceu que as prestações de contas das empresas beneficiadas, referentes ao ano de 2024, apresentavam vícios. De acordo com ele, foi a controladoria-geral quem recomendou o corte dos repasses, após verificar irregularidades na documentação, que foi disponibilizada para que os vereadores pudessem confirmar a alegação. O orador afirmou ainda que solicitará a análise das contas de anos anteriores e mencionou algumas informações divergentes quanto à contratação de funcionários e denúncias pertinentes à paralisação de bancas calçadistas durante a pandemia.
Na sequência, Diego questionou por que apenas o setor calçadista teria direito aos subsídios e pontuou que estes são pagos desde 2021 com o objetivo de amparar a empresa durante seu desenvolvimento econômico. Sendo assim, em algum momento os empreendimentos deveriam alcançar sua independência financeira.
por Comunicação